EMBRIOLOGIA
A embriologia estuda o conjunto de transformação que se processam num organismo em desenvolvimento, desde a formação da célula ovo ou zigoto até o nascimento. Uma vez que já estudamos a fecundação, vamos considerar agora cinco tópicos: tipos de óvulos, segmentação ou divisão da célula-ovo, gastrulação e constituição dos folhetos embrionários.
TIPOS DE ÓVULOS
Os óvulos podem ser classificados conforme o tipo e a distribuição do vitelo, a substância nutritiva utilizada pelo embrião durante seu desenvolvimento.
Podem-se reconhecer quatro tipos básicos de óvulos: oligolécitos, heterolécitos, telolécitos e centrolécitos.
OLIGOLÉCITOS: conhecido também como isolécitos, alécitos ou homolécitos, os óvulos oligolécitos acumulam pouco vitelo, que se distribui de forma homogênea em seu interior. Esses óvulos são observados em poríferos celenterados, equinodermos e mamíferos.
HETEROLÉCITOS: os óvulos Heterolécitos, também chamados mesalécitos ou telolécitos incompletos, possuem mais vitelo que os óvulos oligolécitos. Nesse caso, o vitelo acha-se concentrado no pólo, denominado pólo animal, abrigo o núcleo celular.
Esses óvulos são verificados em animais ou platelmintos, anelídeos, moluscos, peixes e anfíbios.
TELOLÉCITOS: dotados o alto teor de vitelo, os óvulos telolécitos ou megalécitos são relativamente muito grandes e observados em animais como certos peixes, cefalópodes, répteis e aves. Nesses óvulos, o núcleo celular e o citoplasma restringem-se a uma pequena porção denominada cicatricula, situado no pólo animal.
CENTROLÉCITOS: óvulos que apresentam vitelo distribuído em sua região central, ao redor do núcleo, e verificados na maioria dos artrópodes.
SEGMENTAÇÃO OU CLIVAGEM
Após a formação do zigoto, inicia-se o processo de segmentação, isto é, divisão da célula-ovo até a formação de células chamadas de BLASTÔMEROS.
Na espécie humana, por volta do 4° dia após a fecundação, surge a MÓRULA, um maciço celular assim chamado por se parecer com uma amora.
Podem-se distinguir, conforme o teor de VITELO presente no ovo, várias formas de segmentação. agrupadas em dois tipos básicos:
- SEGMENTAÇÃO TOTAL ou HOLOBLÁSTICA
- SEGMENTAÇÃO PARCIAL ou MEROBLÁSTICA
Fecundação ► Zigoto ► Mórula ► Blástula ► Gástrula ► Nêurula
SEGMENTAÇÃO TOTAL ou HOLOBLÁSTICA
- Atinge todo o ovo. Pode ser:
#IGUAL: quando origina blastômeros do mesmo tamanho; ocorre em alguns ovos oligolécitos.
#DESIGUAL: quando origina blastômeros desiguais; ocorre na maioria dos ovos oligolécitos e em todos heterolécitos.
SEGMENTAÇÃO PARCIAL ou MEROBLÁSTICA
É a clivagem que aparece apenas na superfície do ovo. Conhecem-se duas modalidades:
DISCOIDAL
SUPERFICIAL
FONTE: Márcia Araújo, professora de Biologia da E.E.E.F.M. Profª Filomena Quitiba e Google Imagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário