quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Genética

   A genética é o ramo da biologia que estuda o mecanismo de transmissão dos caracteres de uma espécie, passados de geração em geração. É a ciência da hereditariedade.






Revendo alguns conceitos:
  Os caracteres de uma espécie são condicionados pelos genes, estruturas hereditárias presentes nos cromossomos do núcleo da célula.
   O gene é definido como a "porção’’ de DNA cromossômico capaz de determinar a síntese de uma proteína. O tipo de proteína a ser formado depende do código estabelecido pela seqüência de bases que o gene (DNA) possui.
  Cada cromossomo pode abrigar inúmeros genes. O local do cromossomo onde cada gene se situa e chamado Lócus Gênico.


                            (Clique aqui para assistir um vídeo detalhado sobre Genética)

  Sabemos que as proteínas podem assumir diferentes papeis biológicos. Atuam, por exemplo, como enzimas.
  Moléculas regularizadoras das reações celulares que determinam a manutenção de vidas nas células e definem certas características do individuo.
  Assim, um determinado gene pode comanda a síntese de uma enzima que, por sua vez, condicionara, por exemplo, a produção de pigmentos relacionados com a coloração dos olhos. Da mesma forma, outro gene pode comandar o gene de uma enzima que atua na produção de pigmentos relacionados com a coloração da pele.

  Concluímos, então, que para cada caráter (cor dos olhos, pigmentação da pele, tipo de sangue, altura do individuo, etc.) existem genes e enzima especifica que condicionam a sua manifestação. E mais: os genes atuam pela ação de enzimas especificas por eles produzido.
Observe o esquema abaixo, que resume as relações estabelecidas no texto:

Gene (DNA) > RNA > Proteína (enzima) > Caráter

Nenhum comentário:

Postar um comentário